top of page
Logo2024
SERGIO OLIVEIRA.jpg.webp

SERGIO OLIVEIRA

Contrabaixo

Nascido em São Paulo, iniciou seus estudos de contrabaixo no Conservatório de Tatuí com o Prof. Nikolaus Schevtschenko. 

Em 1983 foi premiado com uma bolsa de estudos para ingressar na Karajan Stiftung (Academia da Filarmônica de Berlin) para se aperfeiçoar com o primeiro contrabaixista, professor Rainer Zepperitz, durante 5 anos, apresentando-se com a referida orquestra sob a regência de maestros como: Herbert Von Karajan, Cláudio Abbado, Seiji Osawa, Carlo Maria Giulini, Ricardo Mutti, Eugen Jochum, André Previn, entre outros. Participou de gravações com a Filarmônica de Berlin, destacando-se entre elas as Sinfonias número 4 e 7 de Beethoven sob a regência de Karajan, a Sinfonia número 3 de Lutoslawisky, sob regência do próprio compositor e a Sinfonia em Ré Menor de César Frank, com Carlo Maria Giulini. Também tocou na Deutsche Oper Berlin durante um ano, participando de uma tournée pelo Japão por cinco semanas. 

Retornando ao Brasil foi solista de importantes orquestras brasileira, tais como Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de Brasília, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra de Câmara de Curitiba, Orquestra Bachiana Filarmônica, Orquestra de Câmara de Tatuí e Orquestra de Câmara Villa-Lobos com a qual foi solista em tournée pela Argentina. Foi também professor em diversos festivais de música: Festival de Campos do Jordão, de Londrina, de Curitiba, de Tatuí, de Poços de Caldas e do "Primeiro Festival Instrumenta Verano de Puebla" - México, ao lado de um renomado corpo docente internacional. 

Em dezembro de 2012, tocou na Philarmonie em Berlim como Primeiro Contrabaixista convidado da Orquestra  Deutsche Symphonie Orchester Berlin (DSO) e no concerto de comemoração dos 40 anos da Karajan Akademie, a Sinfonia nr. 8 de Bruckner sob a regência de Simon Rattle.

 

Foi Primeiro Contrabaixista da OSESP e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo.

 

Atualmente exerce intensa atividade como solista, camerista e pedagogo.

É Primeiro Contrabaixista da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI SP.

bottom of page