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2021
 

28nov
a4dez

ALDO MATA

Violoncelo

Aldo da Mata é natural de  Madrid onde inicia seus estudos de Violoncelo com  María de Macedo e posteriormente com Elías Arizcuren. De 1991 a 1994 estuda na Escuela Reina Sofía com Iván Monighetti. Paralelamente toca em Master Classes para distintos maestros: Christophe Coin, Rostropovich, Gutmann, Helmerson, Claret, Greenhouse, J.L. García, Isserlis, etc.  Participou em vários concertos do ciclo “Solistas del Siglo XXI” onde sua interpretação da Sonata en Ré de Mendelssohn com o pianista Eldar Nebolsin foi registrada em CD pelo selo Sony.

 

Nos Estados Unidos obtém em 1996 o Mestrado “cum laude” da Chicago Musical College onde tem como profesor  Kim Scholes (é seleccionado dentro da Who´s who nas universidades americanas deste ano). De 1996 a 2000 obteve o título de Doutor em Música pela Universidade de Indiana (Bloomington), tendo como principais profesores  Janos Starker, Tsuyoshi Tsutsumi e Leonard Hokanson. Também obteve "cum laude" uma tese dedicada aos Quartetos Prusianos de Mozart, razão de ser convidado a fazer parte da divisão de honra (Pi-Kappa-Lambda) da Universidad de Indiana.

 

Completa sua formação em Budapeste tocando junto ao pianista Claudio Martínez-Mehner en classes magistrais de grande professor húngaro Ferenc Rados, que se converte na maior influência en sua carreira como músico.

 

Tem sido premiado en vários concursos: primeiro prêmio no concurso permanente nacional de Juventudes Musicales, Concerto Competition del Chicago Musical College, finalista do Searle Competition, Popper Competition (Bloomington), Concerto-Competition de Colorado Springs Summer Course, etc. Tem  atuado como solista en EEUU, Asia, América del Sur e Espanha. Durante sua trajetória tem recebido várias bolsas: Juventudes Musicales, Fundación Albéniz, Fullbright, AIE, Comunidad de Madrid, International Association Indiana University, etc.

 

De 2001 a 2010 foi o violoncello co-spalla da Orquesta de Castilla e León con a qual atuou como solista no Concerto Duplo de  Brahms e na Sinfonia Concertante de Haydn.

 

Em 2002 através de concurso foi nomeado  catedrático de violoncelo do Conservatorio Superior de Salamanca. 

Sua interpretação da obra de Mauricio Sotelo “De Amore” para Violoncelo solo no Auditorio Nacional de Madrid foi recebida brilhantemente pela crítica asim como sua leitura da Sonata para Violoncello solo de Kodaly. 

 

Apresenta-se em recitais na Italia, Croacia, Bélgica, França, EUA, Portugal, Colombia e Ásia. Já interpretou os grandes concertos do repertorio sob a batuta dos maestros  Kynan Johns, Edmond Colomer, Francesco Belli, Alejandro Posada, J.L. Cobos, J.L. Temes y Nigel Short dentre outros e con as orquestras Filarmónica de Medellín, Orquesta Sinfónica de Castilla-León, Orquesta Sinfónica Nacional de Colombia, European Royal Ensemble, Orquesta Ibérica, Orquesta Sinfónica de la Universidad de EAFIT, Orquesta Andrés Segovia, Coro Tenebrae, etc.

 

Durante o outono de 2005 participou em tourneé  na Colombia da Orquesta Sinfónica Nacional deste país interpretando como solista o Concierto de Dvorak  sob a direção de seu titular Alejandro Posada, tendo sido convidado a dar varios concertos e oferecer master classes em alguns dos  centros musicais mais importantes deste país, tocando no ano seguinte a parte solista de Don Quixote de Strauss no Teatro Colón de Bogotá e posteriormente os concertos de Schumann, Dvorak, Saint-Saens e Lalo em Medelin. Em 2008 se apresenta como solista nol Auditório Nacional (Madrid) interpretando o  Concerto Duplo de Brahms.

 

Desde  2004 é convidado como profesor do Fórum de violoncello, Presjovem, Valencia de Don Juan, Molinos e ao Festival de Llanes onde forma parte do juri do Concurso Internacional, sendo convidado a oferecer concertos e master classes na China (Conservatório de Haerbin), Portugal, Italia (Conservatorio de Perugia), Espanha e Alemanha (Hochschule Franz Liszt de Weimar). Participa recentemente nos Festivais de León (junto ao Ensemble Ibérico e Ara Malikian), Alicante, Salamanca, Cuenca, León, Soria, Córdoba, Málaga, Almagro, Bruselas, Popayán, San Sebastián (Quincena, con el cuarteto Isasi) e Zaragoza.

 

En 2009 estréia e grava a obra para violoncelo e orquestra de cordas Caprichos No.5 de Leonardo Balada (encomenda do Festival de León) para o selo Naxos junto a  Orquesta Ibérica e J.L.Temes, que recebe elogios da revista Scherzo e da publicação alemã Ensemble. Oferece as suites de Bach em versão histórica na Espanha (Museo de Escultura de Valladolid, Festival de Molinos) e na América (Museo Nacional de Bogotá).

 

Tem se apresentado com o Cuarteto Granados pela América e Espanha. É convidado como primeiro violoncello da Orquesta da  RTVE, ministrando classes de quarteto de cordas em Musikene durante a temporada 2009/10. Durante a temporada 2011-12 fez uma tourneé na Espanha com o Trío Alborada organizada por AIE e atuou no Festival de León, Wallonia (Bruselas) e em Villacroze (França), sendo ainda convidado como professor do Festival Internacional de Tarragona, Cursos de Punta Umbría e Covadonga. 

 

Na sua face de investigador oferece cursos e conferencias-concerto sobre as suites de Bach e  cuartetos prusianos de Mozart na China e America do Sul. Publican artigos na revista Audio Clássica e seu relato sobre o Concierto No.1 de Shostakovich "Opus 107" para violonchelo e orquestra foi premiado e editado na Argentina.

 

Próximos projetos incluem publicações sobre a interpretação da música de cámara de Brahms e aspectos formais e analiticos na interpretação do repertório violoncelístico.

 

É convidado  a preparar naipes de violoncelo de jovens orquestas como a  JONDE, JOSCYL, JORCAM, JOSPA, etc.

 

Desde Setembro de 2013 é professor de música de câmara do Centro Superior Katarina Gurska de Madrid.

 

Atualmente toca em um violoncelo construido por Giuseppe Nadotti em Piacenza em 1787.

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